quarta-feira, 30 de janeiro de 2008



No decorrer do ANO LEGISLATIVO 2007 durante as Sessões Ordinárias da Câmara Municipal a participação do VEREADOR MARQUINHOS CAVALARI foi atuante e importante para coibir abusos do Executivo Municipal e defender os direitos e interesses do povo.

Sessão Ordinária de 21/02/07

O Vereador Marquinhos Cavalari, participou da reunião do Plano Diretor realizada no mês janeiro onde o responsável técnico para elaboração do plano diretor comentou que o programa saúde da família iria ser implantado no Município de Astorga a médio/longo prazo. Com relação a este assunto, Questionei “o porquê” dessa demora, uma vez que o programa já estava implantado com as equipes atendendo satisfatoriamente toda comunidade, tendo ainda este vereador colocado em dúvida os motivos justificados pela Administração Municipal, e a não contratação dos agentes de saúde aprovados em concurso público para atendimento desta área.

Sessão Ordinária de 21/02/07

Com relação à reposição salarial do funcionalismo público municipal, esclareceu que: desde que assumiu o cargo, vem cobrando do Executivo Municipal os reajustes e as reposições salariais devidos, buscando fazer com que os funcionários tenham um salário digno para atender suas necessidades básicas.

Sessão Ordinária de 28/02/07

Cobrou do Chefe do Executivo Municipal a recuperação asfáltica na Rua Formosa próxima à ASEMA, onde a enxurrada danificou o asfalto existente provocando erosão e trazendo perigo para o tráfego local.

Sessão Ordinária de 07/03/07

O Vereador Marquinhos Cavalari obteve informações junto a COHAPAR sobre a possibilidade de construção de casas em imóvel rurais. Por existir uma linha de crédito para esse fim, solicitou ao Prefeito do Município de Astorga em exercício que participe desse programa, enviando Ofício à COHAPAR para construção de casa popular individual em imóvel rural, com área de até 2,5 alqueires paulistas. A participação no programa depende, exclusivamente, do interesse do Prefeito do Município de Astorga para que a verba seja liberada.

Sessão Ordinária de 21/03/07

Para se ter um Poder Legislativo eficiente e atuante, solicitou ao Presidente da Câmara Municipal de Astorga, para que as ausências de vereadores nas sessões sejam justificadas, caso isto não ocorra, pede que o valor correspondente à falta seja descontado dos subsídios.

Sessão Ordinária de 28/03/07

Preocupado com a segurança dos trabalhadores que se deslocam para o serviço nos parques industriais, solicitou que a Administração do Município de Astorga viabilize a limpeza dos acostamentos das rodovias que contornam nossa cidade, pois há um fluxo de veículos bastante intenso, colocando em risco a vida desses trabalhadores.

Sessão Ordinária de 28/03/07

Pediu providências à Administração Municipal para viabilizar o recolhimento dos galhos de árvore das ruas do bairro Jardim Londrina. Informou que, atendendo os reclames dos moradores do bairro, está cobrando o Departamento de Obras e do engenheiro da Prefeitura a providencias necessárias para implantar a iluminação do poste da Rua Japurá.

Sessão Ordinária de 04/04/07

Solicitou a Administração Municipal as providências necessárias junto a Copel para arrumar as luminárias em frente ao Centro de Educação Infantil Branca Eliza Menezes Meirelles, e que os serviços de manutenção sejam estendidos para todos os bairros de nossa cidade.

Sessão Ordinária de 04/04/07

Cobrou o recape asfáltico das ruas: Umuarama, Santa Mariana.Terra Rica, Reserva, Quedas do Iguaçu, Vitória, Piratininga e Miraselva, lembrando que este vereador apresentou emenda no orçamento de 2007 para essas obras, assim, que a Administração do Município providencie a licitação e faça o recape asfáltico ainda esse ano, pois o recurso encontra-se disponível.

Sessão Ordinária de 11/04/07

Pediu à Administração do Município de Astorga, através do Departamento Obras verificar a erosão feita pela água das chuvas no final da Rua 19 de Dezembro, que está danificando muros de residências.

Cobrou, novamente, do Prefeito do Município de Astorga reposição salarial aos servidores públicos, pois o salário deles encontra-se bastante defasado.

Sessão Ordinária de 18/04/07

Fazendo uso da tribuna, apresentou um resumo dos requerimentos feitos ao Prefeito do Município de Astorga os quais ainda não foram atendidos, visto que são requerimentos da população astorguense, a qual está cobrando do vereador à realização destas benfeitorias.

Sessão Ordinária de 25/04/07

Lamentou o achatamento salarial e dos cortes feitos nos pagamentos de horas extras e gratificações aos servidores públicos municipais. Salientou que existem pessoas com cargos em comissão que poderiam ser exonerados, em virtude da alta remuneração, cujas pessoas foram contratadas por motivos políticos, exercendo funções que poderiam ser exercidas pelos funcionários estatutários. Disse que além dos cortes efetuados muito funcionários passarão a receber o salário mínimo a partir de então, sem qualquer gratificação ou vantagens decorrente do cargo. Com certeza essa medida drástica trará transtornos aos funcionários devido à redução de sua remuneração.

Sessão Ordinária de 02/05/07

Comentou sobre o crescimento da CREDEAL, que está crescendo e gerando novos empregos, buscando a ampliação do espaço físico e aumentando a linha de produção, havendo necessidade de doação de outro terreno por parte do município.

Sessão Ordinária de 23/05/07

Cobrou do Prefeito do Município de Astorga o cumprimento de sua emenda orçamentária no valor de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) para recapeamento de algumas ruas do Jardim Londrina. Falou também sobre a lei de diretrizes orçamentária que está em análise nas comissões desta casa, dizendo que no projeto consta a manutenção da frota de veículos para os estudantes, e aguarda que isto seja cumprido para maior segurança dos alunos, pois os ônibus estão em péssimas condições de uso.

Sessão Ordinária de 09/05/07

Cobrou atendimento de seus requerimentos, porque, mesmo sendo um vereador da oposição, os requerimentos são de interesse da coletividade, e nem sempre são atendidos pela Administração Municipal.

Sessão Ordinária de 09/05/07

Preocupado com o meio ambiente, disse que um empresário do setor de confecções está jogando resto de tecidos no horto florestal e presenciou um senhor levando alguns sacos de retalhos para o local, pediu para que este senhor voltasse com aquele material, pois ali é área de preservação ambiental e que o lixo deve ser colocado na rua, em recipiente apropriado, para que o serviço de limpeza pública faça o recolhimento.

Sessão Ordinária de 16/05/07

Disse que continua aguardando resposta ao requerimento n° 15/2007, sobre as informações do corte de gratificações e horas extras de cargos comissionados, pois muitos funcionários que recebem baixa remuneração e são estatutários, estão sofrendo as conseqüências desses cortes em seus salários, deixando de cumprir com seus compromissos no comércio local. É lamentável ter ocorrido isso com nossos servidores.

Sessão Ordinária de 06/06/07

No exercício do cargo de Presidente do Legislativo, o Vereador Marquinhos Cavalari, na qualidade de Vice Presidente, manifestou sua preocupação com o meio ambiente criticou o corte de árvores feito na Rua 9 de Julho, no Jardim Londrina, justamente na semana do meio ambiente, quando se deve incentivar o cultivo e plantio de mais árvores. Cobrou também o reajuste salarial dizendo que foi injusto esse corte de verbas salariais em prejuízo dos servidores públicos, os quais na sua maioria recebem o valor do salário mínimo ou pouco mais que isso, ficando sem condições de cumprirem seus compromissos já assumidos anteriormente ao corte efetuado.

Sessão Ordinária de 20/06/07

Vários funcionários públicos comentaram ao Vereador Marquinhos Cavalari que existem funcionários do Município de Astorga que exercem outras funções no comércio da cidade, isso vem gerando problemas, pois o funcionário que exerce cargo em comissão, também tem que cumprir seu horário e está sempre à disposição de seu departamento.

Sessão Ordinária de 01/08/07

Comentou sobre as respostas dos seus requerimentos vindas do Prefeito do Município de Astorga, as quais vieram incompletas, mas pode-se observar que com relação às despesas com pessoal o Município gasta aproximadamente R$ 100.000,00 (cem mil reais) mensais em cargo de confiança, sem especificar o ganho de cada um dos comissionados..

Sessão Ordinária de 08/08/07

Lamentou a situação financeira da Prefeitura do Município de Astorga, que ultrapassou os limites de gastos com a folha de pagamento, impedindo que as pessoas que passaram no concurso público fossem convocadas para trabalhar. Falou também da falta de equipes do programa Saúde da Família, que deixou muitas pessoas idosas sem o devido acompanhamento da saúde, em vista da dificuldade de se dirigirem até o posto de saúde para receberem o devido atendimento. O fato deu-se pelo desinteresse do Executivo Municipal continuar o programa saúde da família, cujos recursos vinham do governo federal, reduzindo gradativamente o número de funcionários do programa que culminou com o encerramento desse convênio para Astorga. Os reais motivos que levaram o executivo a ter esse comportamento reprovável ainda não sabemos, mas espero que não tenha sido por questões político-partidário, visto que esse programa foi implantado no mandato do ex-prefeito João Zampieri.

Sessão Ordinária de 15/08/07

Após analise criteriosa, o vereador MARQUINHOS CAVALARI, constatou que os valores de diárias pagas a Diretora do Departamento de Assistência Social são muito altos. Entendeu que deve haver maior controle sobre os valores das diárias autorizadas aos funcionários do Município, que participam de congressos e reuniões, pois não se sabe qual benefício real estas viagens trazem para o Município.

Sessão Ordinária de 22/08/07

O vereador tem visitado freqüentemente os moradores dos diversos bairros de nossa cidade. Eles têm reclamado do excesso de lixo nas ruas e calçadas, pois a limpeza é muito demorada, necessitando de mais pessoas e máquinas para fazer esta limpeza.

Sessão Ordinária de 05/09/07

Sobre a planilha dos vencimentos dos professores municipais, falou da necessidade de se fazer uma reunião com a Diretora do Departamento de Educação e com os representantes do FUNDEF e FUNDEB, pois os professores querem esclarecimentos a respeito destes assuntos.

Sessão Ordinária de 12/09/07

Pediu que a Administração Pública tomasse as devidas providências a respeito do fechamento do banheiro público da Praça Ermelindo Lopes Barroso nos fins de semana e feriados, o que vem dificultando seu uso pelas pessoas que freqüentam os bares e lanchonetes da área central e que geralmente usam esse local.

Sessão Ordinária de 12/09/07

Agradeceu aos servidores que fizeram à limpeza no Jardim Londrina e pediu que o mesmo procedimento ocorresse no Conjunto Sol Nascente, onde existem grandes quantidades de folhas e entulhos.

Sessão Ordinária de 19/09/07

Solicitou providências para que se proceda ao corte ou poda de dois eucaliptos na Rua Umuarama, portão da ASEMA, no Jardim Londrina, pois os mesmos são altos e vem preocupando os moradores próximos do local.

Sessão Ordinária de 10/10/07

Preocupado com os professores e questionado pelos mesmos, o vereador MARQUINHOS CAVALARI pergunta à Administração Municipal pagará os R$=850,00 (oitocentos e cinqüenta reais) do FUNDEB que deveriam ter sido repassados aos monitores de Creches, tendo em vista a qualificação profissional destes professores.

Sessão Ordinária de 31/10/07

Cobrou da Administração do Município de Astorga a correção vertical na tabela de vencimento após três anos de efetivo exercício da função, visto que os professores estão perdendo até R$150,00 (cento e cinqüenta reais), em seus salários.

Sessão Ordinária de 14/11/07

Pediu à Administração do Município de Astorga que faça o pagamento do 1/3 constitucional de férias dos servidores municipais, o qual é instituído por lei, pois o mesmo não está sendo pago.

Sessão Ordinária de 21/11/07

Cobrou, novamente, as explicações do Executivo Municipal sobre quais providências estão sendo tomadas em relação à tabela de Vencimento dos Professores Municipais, cujo erro pode ser constatado por simples cálculo aritmético.

Sessão Ordinária de 21/11/07

Conversando com os moradores do Jardim Bela Vista, eles reclamaram da erosão provocada pelas chuvas naquele bairro, em especial na Rua São Fernando. Por essa razão, pediu que a Administração Pública tomasse as providências necessárias para a solução deste problema.

Sessão Ordinária de 28/11/07

Pediu providências ao Executivo Municipal, que através do Departamento Municipal de Obras e Serviços efetuasse a limpeza e corte de árvores de algumas ruas da cidade.

Sessão Ordinária de 28/11/07

Cobrou a falta de remédios no Centro de Saúde, pois a população vem sofrendo constantemente com a falta desses medicamentos.

Sessão Ordinária de 05/12/07

Cobrou à Administração do Município de Astorga que faça a roçada nos terrenos próximos à Capela do Jardim Londrina, especialmente na Rua Vitória. Cobrou novamente a colocação de toldo no Centro de Educação Infantil Branca Eliza Menezes Meirelles, pois o calor está muito intenso e prejudica a saúde das crianças.

Sessão Ordinária de 19/12/07

Criticou a atuação da Administração do Município de Astorga, pois o prefeito NÃO está atendendo os requerimentos dos senhores vereadores. O vereador considerou um descaso ao Legislativo, o teor do oficio n° 729/2007 do Prefeito Municipal não autorizando a presença da Diretora do Departamento Municipal de Educação na Sessão Legislativa, e solicitando um novo requerimento para o próximo exercício.

Nenhum comentário: